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Dia 08 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol!

O colesterol é um lipídio essencial no organismo, fazendo parte da constituição de hormônios, por exemplo. Assim, a ingestão deve ocorrer, porém de forma equilibrada.

A hipercolesterolemia, que é o aumento das taxas de colesterol no sangue, pode provocar doenças cardiovasculares como a aterosclerose e consequentemente isquemia cerebral e infartos. A fração LDL é o conhecido “colesterol ruim” e causa o entupimento das artérias (aterosclerose), principalmente quando aliada ao fumo e excesso de bebida alcoólica. Hoje, algo em torno de 40% dos brasileiros têm colesterol alto, são cerca de 300 mil mortes por ano em função de derrames e infartos. O HDL é o “bom colesterol”, pois auxilia na remoção do LDL e diminui o depósito deste nas artérias.

Para detecção dos níveis de colesterol, é necessário consultar um médico, que irá solicitar exames de sangue. Quanto ao tratamento, consiste inicialmente em reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e eliminação de maus hábitos que possam aumentar o risco das doenças decorrentes do colesterol alto.

A dieta deve ser composta principalmente por alimentos ricos em fibra, que são: aveia, alimentos integrais e oleaginosas como castanhas e nozes. Ainda, devem ser inseridas frutas, legumes e verduras. Devem ser evitados alimentos industrializados, fast foods, carne vermelha em excesso, alimentos gordurosos, entre outros.

Além do fator alimentação, a hereditariedade pode estar ligada aos altos níveis de colesterol, porém a manutenção dos hábitos saudáveis devem ser mantidos e o tratamento deve ser sempre indicado e acompanhado por um médico.

A prática de exercícios é muito importante, desde que orientado por profissionais habilitados e respeite os limites de cada pessoa. Assim, só há benefícios pois reduz a pressão arterial, o colesterol e ainda promove controle e prevenção de diabetes, além de condicionamento físico e melhora da função respiratória.

Lembre-se: a periodicidade dos exames clínicos é imprescindível para monitorar os níveis de colesterol e para manter uma vida saudável.

Fonte:

http://www.brasil.gov.br/saude/2012/08/dia-nacional-do-controle-do-colesterol-e-comemorado-nesta-quarta-8> Acesso em 09/08/2017.

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34251-dia-nacional-de-combate-ao-colesterol> Acesso em 09/08/2017.

Artigo: Juliana Kapczynski

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